Popularmente conhecida como Botox® (um de seus nomes comerciais), a toxina botulínica é produzida pela bactéria causadora do botulismo e seu uso tem por objetivo atenuar linhas de expressão.
Na maioria dos casos, a toxina botulínica é aplicada em áreas do rosto como a região entre os supercílios, nos famosos “pés de galinha” e na testa, impedindo a contração muscular dessas áreas e, consequentemente, suavizando as rugas por meio do relaxamento local.
Este procedimento é absolutamente particular a cada paciente e às características do seu rosto: os locais de aplicação, bem como a quantidade de toxina botulínica aplicada, são estabelecidos de acordo com as necessidades de cada um.
A dor da aplicação é leve, tendo em vista o uso de agulha extrafina. Em pessoas com maior sensibilidade, é aplicado anestésico tópico pouco antes do procedimento. É possível o aparecimento de manchas roxas nos locais de aplicação, a ocorrência de dor de cabeça leve e, mais raramente, abaixamento da pálpebra superior. Todos os efeitos colaterais são reversíveis.
Os resultados da aplicação da toxina botulínica já começam a surgir em 48 horas e ela requer manutenção em não menos que 4 a 6 meses, a depender do paciente.