Hoje em dia, a eficácia dos dermocosméticos e medicamentos para a pele é cada vez maior. Muita tecnologia e novas substâncias têm aumentado os efeitos sobre a saúde da pele de maneira definitiva. Mas, de nada adianta fazer investimentos em produtos caros se a sua alimentação não é saudável. Afinal, a verdadeira saúde da pele começa de dentro para fora.
A pele, o cabelo e as unhas, assim como os outros órgãos do nosso corpo, têm várias necessidades nutricionais. Esses nutrientes desempenham um importante papel como agentes de combate ao envelhecimento, além de estimular a renovação das células. Por isso, tudo aquilo que comemos tem grande influência na aparência e na saúde da pele.
Verduras, legumes, frutas… alimentos ricos em vitaminas A, C e E, além de muita água são sempre essenciais. Alimentos ricos em fibras, leite e derivados magros também são ótimos aliados de uma boa pele. Já a gordura e o açúcar em excesso colaboram para o aparecimento de problemas como acne, rugas e flacidez.
Confira alguns dos alimentos que você deve incluir na sua dieta:
- Acerola, laranja, limão: são ricos em vitamina C
- Chocolate amargo: possuem flavonoides, que são antioxidantes. Mas é preciso consumir com moderação!
- Salmão e sardinha: esses dois peixes são fonte de ômega 3, um ácido graxo que ajuda a melhorar inflamações na pele e mantém o couro cabeludo hidratado, deixando o cabelo mais forte e saudável. Além disso, o salmão contém vitamina D, um nutriente muito importante para manter a saúde do coração, dos ossos e do cérebro.
- Frutas e legumes de cor alaranjada, como abóbora, cenoura, manga, mamão, damasco e laranja; vegetais verdes, como espinafre e couve: são fontes de vitamina A, que é conhecida por sua propriedade antioxidante que protege a pele, além de auxiliar na formação do colágeno e na renovação celular.
E lembre-se: A alimentação balanceada, além de fazer bem à saúde, ajuda a tornar as pessoas mais bonitas e atraentes. Para mais orientações, consulte o seu dermatologista!