Tudo o que você precisa saber sobre estrias

Tudo sobre Estrias

Uma das maiores preocupações das mulheres, principalmente nos dias de verão. Homens e mulheres se sentem incomodados e, muitas vezes, evitam frequentar alguns lugares por causa delas, como idas à praia ou um dia na piscina do clube. Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre estrias.

 

O que são estrias?

Estrias são cicatrizes causadas pelo estiramento abrupto que rompe as camadas de fibras elásticas e colágenas de pele. Ocorre em homens, mas é predominantemente acometido em mulheres.

 

Quais as causas do surgimento das estrias?

Elas aparecem em diversas fases da vida. Elas podem surgir na puberdade, quando os meninos crescem de forma rápida, ganhando músculos, ou meninas, que começam a desenvolver algumas áreas como seios e em torno de coxas e quadril. Homens e mulheres que vão à academia e fazem exercícios musculares de forma exagerada podem desenvolver cicatrizes na pele. Nas mulheres, no período de gravidez, elas podem surgir devido ao crescimento do bebê dentro da barriga da mãe. No tão famoso efeito sanfona também ocorre o surgimento de estrias, pelo ganho e perda de peso de forma rápida. O uso prolongado de corticosteroides tópicos, sendo orais ou injetáveis, também é fator que leva ao surgimento de estrias.

É como encher uma bexiga e deixar soltar o ar: ela não volta ao normal, e assim também acontece com a pele.

 

Quais são os tipos?

Existem as estrias em fase inicial, conhecidas como estrias avermelhadas ou cor-de-rosa. São mais fáceis de tratar e remover. No momento em que avançam, elas vão envelhecendo e mudando de coloração, para tons de branco e prateado. Nessa fase, elas se tornam mais resistentes, sendo mais difícil de removê-las. Ambas podem acometer homens e mulheres, em diferentes partes do corpo e fases da vida.

 

Quais as formas de tratamento?

É importante salientar que alguns tratamentos não são indicados para gestantes e lactantes. Além do fato de que cada tratamento requer tempo e paciência, pois a eficácia depende do grau e dos níveis de estrias do paciente.

  • Ácido Retinóico ou Ácido Glicólico: são indicados no tratamento de estrias porém com resultados limitados. É recomendado no estágio inicial, quando as estrias ainda estão na cor avermelhada.

 

  • Microagulhamento com ou sem Radiofrequência: é uma solução eficaz para reduzir as estrias em qualquer estágio. Eles são feitos com microagulhas que ao penetrarem, causam traumas que promovem a regeneração da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, além do efeito adicional que pode ser observado quando associado à radiofrequência.

 

  • Laser de CO2 Fracionado: É um dos procedimentos mais usados. Esta tecnologia causa micro lesões térmicas, estimulando a neoformação de colágeno, com melhora significativa da cor e aparência.

 

Como prevenir as estrias?

Em certos casos isso pode ser impossível, mas seguindo essas recomendações é possível diminuir a incidência do surgimento das estrias, como:

Hidratar a pele: faça o uso de cremes hidratantes ou óleos que contenham ingredientes como vitamina C e chá verde, que estimulam a produção de colágeno e elastina.

Cuidar da alimentação: obter um planejamento alimentar com um médico especialista é uma ótima opção no auxílio contra o surgimento das estrias. Vitaminas A, C, E e zinco são importantes para a saúde da pele.

Evite o sedentarismo: controle o seu peso através de uma prática de exercícios saudável, aliando a uma boa alimentação. O equilíbrio é a melhor solução para evitar estrias indesejáveis, sendo assim, não abuse nos exercícios.

MÍDIAS SOCIAIS

CONTATO

  • 13 99756.0970
  • 13 3302.2348
  • rpereiradealmeida@hotmail.com

ENDEREÇO

Av. Washington Luiz, 316 - Sala 184
Santos - SP
CEP:11.055-000